Verificação e validação nos modelos de melhoria de processo

28 02 2014

Em setembro do ano passado, “nasceu” um filho querido, metaforicamente falando. Meu artigo de conclusão da pós em Qualidade e engenharia de software foi publicado em uma revista nacional, a Engenharia de software, da Devmedia.

Este artigo apresenta a análise dos processos de verificação e validação, realizada numa instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da região de Florianópolis, utilizando-se o mapeamento proposto pelo modelo de referência de processo de verificação e validação alinhado ao CMMI, MPS.BR e à norma ISO/IEC 15504. O resultado dessa análise é apresentado e melhorias no processo são propostas para implementação de V&V (verificação e validação) na instituição. Este artigo visa auxiliar as empresas a analisarem seus processos com vista a melhorias das práticas de verificação e validação que estejam em consonância com as normas e modelos de melhoria atualmente exigidos pelo mercado (CMMI, MPS.BR e à norma ISO/IEC 15504).

Mas por que eu o chamo de filho? Porque levei 9 meses para deixá-lo maduro o suficiente para que fosse publicado. O assunto abordado tem pouca aplicação no mercado, apenas empresas que buscam ou já possuem certificação realizam esses processos e por isso é um tema pouco discutido, se compararmos com testes de sistema (exploratórios ou automatizados). Mas nem por isso são de menor importância. Eu, particularmente, já peguei vários casos de uso mal escritos, sem regras de negócio, só com regras de tela. Na hora de testar você acaba levantando tantas perguntas que o analista se vê obrigado a refazer o caso de uso (retrabalho 1) e sobra pro desenvolvedor fazê-lo novamente (retrabalho 2). Esse é só um exemplo curto onde se vê que há 2 retrabalhos, que poderiam ter sido evitados caso houvesse uma etapa de revisão entre a especificação e o desenvolvimento. E todo mundo já sabe, quanto mais retrabalho, maior vai ficando o custo do projeto.

Quer saber mais? Acesse: http://www.devmedia.com.br/vv-nos-modelos-cmmi-mps-br-e-iso-iec/28937#ixzz2ue7MnTEA

Até mais! Vejo você no TDCFloripa 2014!

Já adiantando o próximo post: Submissão de Palestras TDC2014 Florianópolis


Ações

Information

One response

16 07 2014
Verificação e validação nos modelos de melhoria de processo | Qualidade de Software

[…] Verificação e validação nos modelos de melhoria de processo […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: