Portal do Software Público e a qualidade de software

12 02 2010

Hoje estava dando uma re-lida em um fórum sobre teste de software que assino, e encontrei um post da Érika Hmeljevski, diretora reginal da ALATS em SC, falando sobre o Portal do Software Público. Até tuitei os links, mas resolvi colar o texto de apresentação do portal aqui no blog, até como um registro e acesso mais fácil do que as centenas de emails do fórum.

Chamo a atenção para o módulo específico sobre Teste de Software. É como se fosse um “guia dos primeiros passos” sobre a importância dos testes na qualidade do desenvolvimento de um software. Algumas páginas ainda estão em construção, mas tudo está aberto a colaboração da comunidade! Vamos começar a ajudar também???

Abaixo segue o texto descritivo sobre o Portal.

Todos os participantes do Portal do Software Público ganharam um ambiente dedicado ao tema de qualidade de Software. O espaço é composto inicialmente por 6 vetores: Ecossistema, Qualidade do Produto, Desenvolvimento de Software, Interoperabilidade, Prestadores de Serviço e Teste de Software. Os participantes do Portal SPB podem se cadastrar direto no ambiente com seu usuário e senha, pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/5cqualibr/register/user-join

O ambiente foi apresentado durante a reunião de Coordenação do Portal do Software Público na cidade de Brasília no início de dezembro. O segundo grupo de Interesse do Portal SPB foi batizado de 5CQualiBr: conhecimento, comunidade, colaboração, compartilhamento e confiança para qualidade do software público brasileiro. O 5CQualiBr será coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer-CTI, com sede na cidade de Campinas. O principal objetivo do grupo de interesse será disponibilizar conteúdos para melhorar a qualidade do software brasileiro.

A intenção da coordenação do 5CQualiBr será de garantir a interação dos usuários em torno do tema, acrescentar novos conteúdos periodicamente e estimular o debate sobre qualidade de software no país. Os conteúdos serão disponibilizados em modelos de licenças livres e grande parte do material poderá ser acessado abertamente.

O Portal 5CQualiBr é um dos produtos do Modelo de Qualidade do Software Público Brasileiro, projeto em vigência desde o final de 2008, que conta com recursos da FINEP-Financiadora de Estudos e Projetos e com apoio da Secretaria de Política de Informática-SEPIN, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Trata-se do segundo grupo de interesse criado no ecossistema do software público. O primeiro foi dedicado aos municípios brasileiros: o 4CMBr. Que pode ser acessado pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/4cmbr/register/user-join


Ações

Information

2 responses

14 02 2010
O melhor da semana 07/02 a 13/02 « QualidadeBR

[…] Portal do Software Público e a qualidade de software – Fernanda Thiesen (The Lady Bug Blog). […]

13 03 2010
elson

Alguem conhece software livre código aberto na area da saude.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: